Escócia, sua contribuição para a humanidade…

08.07.2016 • Escócia

A Escócia é um dos quatro países que ao lado da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte compõe o Reino Unido. Situada ao norte da Inglaterra recortada por 790 ilhas, das quais apenas 130 habitadas, tem um solo rico o que favorece a produção agropastoril, com destaque para a ovinocultura e extração de lã que incrementa o setor têxtil. O setor têxtil, extração petróleo, produção de whisky e mais recentemente o turismo constituem as principais fontes da economia.

L1000080

Destilaria de whisky – Glengoyne

Depois de ter passado por muitas guerras e conflitos, especialmente com os ingleses, a partir do século XVI tornaram-se aliados com a junção das duas coroas, integrando desde então, o Reino Unido. A coroa inglesa tem jurisdição também sobre à Escócia onde a Rainha é muito respeitada e até mesmo venerada.

Verifica-se um forte respeito da sociedade para com seus representantes na política e também um compromisso rigoroso destes com os cidadãos que delegaram os poderes.

L1000052

Sede do Parlamento da Escócia

A boa gestão e o foco na educação é motivo de celebração e muitas gerações bem educadas tem feito a grande diferença, já que tem plena consciência dos respectivos papeis na sociedade.

As escolas são públicas e de qualidade internacionalmente reconhecidas, todos tem acesso à educação, desde os primeiros anos até à universidade, e, isso traz como resultado, a contribuição nas mais diferentes áreas do conhecimento.

A Escócia forneceu ao mundo, nomes que se destacaram em diferentes áreas, desde David Hume, na filosofia, Walter Scott, Adam Smith na economia, sendo considerado, pai da economia moderna, Charles Darwin também deu seus primeiros passos na teoria da evolução, ao passar pela Universidade de Edimburgo, Willian Thomson desenvolveu  a escala de Kelvin na Universidade de Glasgow, James Watt idealizador da máquina à vapor responsável pela revolução industrial do século XVIII, Alexandre Fleming pesquisador e cientista descobridor da penicilina, apenas esses  para ilustrar, pois a lista é vasta e recheada de personalidades que marcaram época e contribuíram fortemente para a evolução mundial.

L1000039 (1)

Estátua de Adam Smith – Catedral de St Giles

A Escócia, tem como língua oficial o inglês e também o gaélico, esta menos usada, é a língua trazida pelos celtas no século V;  conta atualmente com uma população de 5.06 milhões de pessoas, uma área de 78.772 km2, (menor que o estado de Santa Catarina);  seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)  é de 0,839 % (muito elevado), esses dados são de 2003, em 2014 os dados são do Reino Unido com um IDH ainda melhor 0,903%; sua renda per capta é de US$ 38,000.00. A Escócia na maior parte da sua história foi um país de vanguarda, com uma economia estável e um povo trabalhador o que lhe confere índices invejáveis, é bom tê-lo como referência.

Em razão de sua posição geográfica, chove quase todos os dias, no verão os dias são longos, tendo o dia 21 de junho o mais longo do ano e praticamente não há noite, é quando acontece o solstício do verão, nesta época do ano que é verão, anoitece somente por volta 23h e amanhece por volta das 4h.

As temperaturas também não oscilam muito, no verão ficam entre 8 graus centígrados à 20 graus centígrados, já no inverno as temperaturas costumam ser negativas atingindo menos 10 graus facilmente nas regiões mais altas,  e, o céu fica invariavelmente encoberto, sendo muito difícil ver o sol o que faz as pessoas ficarem circunspectas e menos alegres.

L1000010

Castelo de Edimburgo

Visitar com interesse a Escócia é beber na fonte, é viajar no tempo, é desfrutar de sua história que já vai bem além de mil anos, é buscar as referências, é contemplar as obras, os monumentos, é se encontrar com os símbolos, é degustar prazerosamente os feitos de outrora, é viver o presente, projetando o futuro sabendo que é possível contribuir para que a humanidade seja melhor.

L1000073

Panorâmica de Edimburgo

Adoramos estar lá! Tem uma energia boa, vibrante, vale a pena, e recomendamos, já que, aquivamosnos!!!

 

Edinburgh, 07 de julho de 2016.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter