Polinésia Francesa tão bela, mas tão distante…

31.07.2016 • Polinesia Francesa

Nosso destino muda mais uma vez de direção, seguiremos para o oriente, terra do sol nascente,  Japão é o país da chegada, depois visitaremos,  Filipinas, Coreia do Sul, Rússia e Polônia, imaginamos muito diferente do que vimos nesta distante Polinésia Francesa.

Difícil de compreender a organização desse cipoal que é a Polinésia Francesa,  com um fuso horário de 10horas a menos que Greenwich- Inglaterra (UTC -10) e 07 horas a menos que a hora brasileira. Esse agrupamento de 118 ilhas agrupadas em 5 arquipélagos, das quais 15 habitadas, fica no Oceano Pacífico tendo como principal ilha, Tahiti, cuja capital é Papeete onde está o único aeroporto internacional e de onde se escoam os produtos que chegam à essa distante região do mundo.

Essas ilhas juntas somam  259.706 habitantes (censo de 2007), dentre nativos e estrangeiros que para lá vão trabalhar. As ilhas estão em uma extensão territorial de 4.116 km2 espalhados em 2,5 milhões de km2 de mar oceânico.

Com um PIB per capita de US$ 21,565,00, ostenta um IDH de 0,864 (que vai de 0 – 1,0) considerado elevado.

A língua oficial é a francesa, por ser um território da França, ora denominada Coletividade Ultramar, o que lhe confere mais autonomia, inclusive com um presidente e representação diplomática circunscrita ao Pacífico, mas outras línguas nativas também são faladas como o taitiano, marquesano, tuomatuano, mangareviano dependendo de qual ilha se refere.

L1000029

Hotel St. Regis – Bora Bora

A principal economia da Polinésia é o turismo, com hotéis de rede internacional espalhados em seus arquipélagos, ilhas e atóis, destaca-se também a produção de pérolas, especialmente, as pérolas negras.

2016-07-28-PHOTO-00022240

Polinésio é divertido e receptivo

O polinésio caracterizado por sua alegria contagiante,  brinca com as cores e o uso de adereços especiais, homens ou mulheres trazem em volta de suas cabeças uma coroa de plantas e flores locais sendo comum também trazer uma flor colorida ou branca como enfeite, especialmente as mulheres.

IMG_1805

Recepção Aeroporto FAA  – Taiti

O turista recebe invariavelmente um tratamento especial, já no desembarque do aeroporto, recebe um colar de flores de boas vindas, além do carinho e do calor para se sentir bem durante a sua estada.

L1000027

Bangalô sobre o mar – harmonia com a natureza

Independentemente do destino a ser escolhido, o visitante se encantará com as belezas que a natureza deixou nessa distante região do pacífico e que a inteligência e a criatividade do homem colaborou para deixar esse lugar ainda mais aprazível.

IMG_1832

Chegando no aeroporto de Bora Bora

As restrições de deslocamentos de uma ilha para outra são evidentes, mas nem por isso diminui o interesse do turista. Claro que a melhor forma de se deslocar são os voos, principalmente pela rapidez que é ir de um ponto ao outro, mas, nem todas as ilhas habitadas são servidas por aeroportos, então, muitas vezes a alternativa são os barcos ou navios que fazem cruzeiros pela região.

O clima é agradável o ano todo, porém, há épocas em que a chuva é mais frequente, assim como o regime dos ventos, nessa época do ano a temperatura oscila entre 20 e 30 graus centígrados.

Além de Taiti, nossa experiência na Polinésia Francesa, ficou reservada também a Bora Bora, talvez pela sua fama de ser um pequeno paraíso, resolvemos conferir de perto, e não nos decepcionamos.

L1000082

Monte Otemanu  Pico mais alto 727m – Bora Bora

A natureza caprichou mesmo, ao redor do Monte Otemanu de 727 metros de altitude está Bora Bora com uma rede hoteleira especial, hotéis de rede internacional, ocuparam a ilha com seus bangalos espalhados em toda a sua extensão, com edificações especialmente dispostas sobre as águas do mar, banhadas igualmente pelo sol do alvorecer ou do entardecer, é único!

L1000079

Mar de cores

O colorido das águas constituem no principal ativo a atrair gente do mundo todo. Ora azul turquesa, ora azul marinho, ora verde indo até um colorido violeta, sempre contrastando com a areia branca, coqueiros por toda parte e o verde exuberante das montanhas conferem a Bora Bora um lugar único. Os motus – pequenas ilhas de recife estão espalhadas, oferecendo praias de uma areia muito branca, o que contribui também para fazer com que suas águas sejam transparentes e cristalinas.

IMG_8335

Mergulhando entre os peixes coloridos

Vale experimentar os programas oferecidos, fazer um mergulho, com os peixes, arraias e corais,  é inesquecível.

Ir aos restaurantes especialmente ao jantar cujos pisos parcialmente envidraçados, pois, construídos  sobre o mar constituem-se em aquários naturais, donde se pode contemplar os mais variados tipos de peixes, incluindo aí tubarões de aproximadamente dois metros.

L1000074

Anoitecer em Bora Bora

Bora Bora é de fato um encanto, um verdadeiro paraíso, tão distante e talvez por isso tão bela!

Vale muito a oportunidade desse desfrute, nós recomendamos, pois, arquivamosnos…

Papeete, 30 de julho de 2016.

 

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter