Ao imaginarmos o sudeste asiático, lembramos daquele emaranhado de ilhas que nos leva a facilmente mudarmos a posição no mapa, pois a compreensão nem sempre nos traz segurança, também pudera, só a Indonésia, considerado o maior arquipélago congrega 17.508 ilhas, sendo 6 mil delas habitadas.
Indonésia – da Ásia à Oceania
Com menos de ¼ da extensão territorial do Brasil, 1.904.569 km2, a Indonésia abriga uma população maior que a brasileira, já ultrapassa a 250 milhões de habitantes, é a quarta maior população do mundo.
Por influência dos comerciantes árabes muçulmanos que introduziram o islamismo que hoje representa 88% é considerado o país com a maior população islâmica. Por outro lado a liberdade de religião está prevista na própria constituição, além do islamismo, o protestantismo, o catolicismo, o hinduísmo, budismo e o confucionismo são reconhecidos oficialmente pelo governo.
Sua capital Jacarta, concentra a maior densidade populacional, com 10 milhões de pessoas, sendo que sua província tem uma média de 820 habitantes por km2 , para uma média no país de 126 hab/km2.
A Indonésia esteve por aproximadamente 350 anos sob a influência colonizadora dos holandeses, cuja independência fora conquistada após a Segunda Guerra Mundial, através de uma revolução armada conseguiram expulsar a Holanda em 1949.
O país passou por turbulências as mais variadas, tanto as naturais, quanto as provocadas pela ação humana, corrupção política, movimentos separatistas, além de relevantes impactos econômicos.
Sua moeda é a rúpia indonésia, bastante depreciada, sendo 1 dólar o equivalente a 12.800 rúpias.
O país é uma república composta de trinta e tres províncias cujo regime de governo é presidencialista, eleito através de eleições diretas para um mandato de 5 anos, com possibilidade de uma reeleição.
De clima tropical, com duas estações bem definidas, a das chuvas, considerado o inverno vai de outubro a março, e o verão época de estiagem vai de abril a setembro. É um país apropriado para a produção agropastoril, com muitas frutas, criação de animais e principalmente a cultura do arroz, que necessariamente integra a culinária indonésia.
Arrozais em pequenas propriedades
Dada a homogeinedade climática o cultivo agrícola se dá o ano todo, sendo possível até tres colheitas.
Colheita de arroz – bem artesanal
A mesma época da colheita pode também ser a época do plantio.
Vulcão – Monte Batur – ainda ativo
De formação vulcânica o solo em geral apresenta ricas propriedades químicas e orgânicas que propiciam boas colheitas.
Formada por pequenas propriedades, os camponeses, além da produção agrícola, também se dedicam a atividades urbana, em pequenos comércios, feiras e artes.
Aliás, a arte está muito presente no povo indonésio, especialmente o entalhe na madeira, nas joias artesanais, no fabrico de adornos em concreto, nas tradicionais vestimentas de batique, cujos traços são mundialmente conhecidos.
Tem como principais províncias as ilhas de Java, Sumatra, Bornéu compartilhada com Brunei e Malásia, Nova Guiné compartilhada com Papua-Nova Guiné e Celebes.
A indonésia é rica em produtos naturais, boa produção de petróleo e gás e tem lutado para melhorar seus indicadores econômicos e sociais.
Com um IDH de 0,684 (Pnud 2014) considerado médio, retrata também o PIB per capita em US$ 3.404 apenas o 109o do mundo.
Recebeu forte influência dos indianos e chineses, mas sua formção cultural está fortemente baseada nas suas tribos, cujos povos mantiveram seus hábitos e costumes, inclusive a lingua. Mesmo sendo o indonésio (bahasa indonésia) o idioma oficial, persistem 742 línguas e dialetos diferentes, decorrentes dos seus 300 grupos étnicos nativos.
O indonésio parece se orgulhar de seu país e do lema que adotam, “Unidade na Diversidade”.
É uma sociedade simples e ordeira, apesar de conviver esporadicamente com acontecimentos decorrentes da intolerância regiligiosa, de interferência externa.
Cerimônia com água benta para purificação da alma no Templo Mãe (templo hinduista)
Convivem com extremos, de um lado aplicam implacavelmente a pena de morte para os traficantes, o que contribui para bons indicadores de criminalidade, de outro lado dedicam religiosamente parte do seus dias à preces e orações, os muçulmanos o fazem 5 vezes ao dia.
Dança Kecak (dança do macaco) – templo Uluvatu (Bali)
Ricos em rituais, músicas e danças de elevação e significado espiritual, transformam determinados atos em espetáculos, cuja prática diária atrai turistas de todas as partes do mundo, com a dança kecak, também conhecida como a dança do macaco, aliás, macaco é o que não falta por lá.
A prática de oferendas nos santuários é corrente, e chama a atenção a dedicação e o esmero com que as mulheres organizam os seus arranjos e os levam até os templos para oferecer aos seus deuses, tanto para os do bem quanto para os do mal, prática esta, comum entre os hinduistas.
Aniversário do templo é dia de visitação e oferendas
Cerca de 10 mil templos hinduistas estão espalhados pela ilha de Bali.
Água como símbolo de purificação
Não só os templos comunitários chamam a atenção, mas também e principalmente a fé, a crença, a espiritualidade, a energia que brota em cada uma das pessoas com quem se encontra.
Tem algo diferente, energizante, sublime talvez até uma tanto ingênuo, mas é o que sentimos ao nos cruzar e conversar, ao conviver com as pessoas elas transmitem algo que nos faz refletir, nos faz mais sensíveis e até um tantinho melhor.
Casa típica de Bali com porta de madeira e um altar em cada lado da entrada
O fato de cada dia em suas casas depositarem nos respectivos altares uma oferenda aos seus deuses, parece que cada qual renova o desejo a vontade de seguir fazendo e dando o seu melhor para conseguir uma ligação futura com a eternidade.
As pessoas carregam sempre um sorriso estampado no semblante, mesmo diante das dificuldades estão prontas para lhe estender a mão e te desejar tudo de bom, isso já é o bastante para que voce se sinta bem em Bali.
Aliás, a ilha de Bali, com seus 5 milhões de habitantes em uma área de 5 mil km2 (equivalente a 5% do território catarinense) recebe praticamente o mesmo número de turistas estrangeiros que o Brasil, cerca de 6 milhões de turistas ao ano.
As ondas do mar favorecem a prática do surf
É a ilha de Bali o paraíso dos surfistas, atraídos que são pelas belezas e pelo encanto da natureza e da primorosa costa para a prática do surf.
Vista para o mar – Hotel Alila Uluvatu
Bali é também a ilha que atrai outro tanto de visitantes para simplesmente desfrutar das suas belezas e de seus encantos.
Hotel Alila Uluvatu em Uluvatu
Bali está sabendo bem aliar essa espiritualidade, essa magia que há em sua gente, com a sua geografia, com sua hospitalidade, sua gastronomia, suas pousadas, seus resorts para atrair, mais e mais visitantes.
Condimentos, e a tradição em servir sobre folhas de bananeiras é da culinária indonésia
A vastidão de oportunidades é muito bem explorada, conforme nos explicou o guia Artana, aliás, as pessoas na Indonésia não tem sobrenome usam somente o nome seguido da ordem de nascimento, primeiro, segundo, terceiro….
Guia Artana com a Christiane vestidos à caráter para a visita ao templo
Especialmente quando o roteiro inclui um templo hindu, a vestimenta “pareô”em sinal de respeito é indispensável.
Um passeio de 40 minutos no elefante indonésio (Java)
A programação é bem variada, um passeio no parque dos elefantes e ter a experiência de uma rápida convivência alimentando-os, sendo retribuído por seu carinho, ou mesmo um passeio montado nesses gigantescos animais é programa inesquecível.
Preparo de solo para plantio de arroz (artesanal)
Uma visita aos arrozais, cultivados artesanalmente, pode ser uma experiência única.
Kopi Luwak – processa a semente de café que o torna o mais raro do mundo
Conhecer o processo de fabricação do café mais procurado do mundo, raro e por isso mais caro, chega a custar US$ 1,000 (mil dólares americanos) um único kilo, é produzido em torno de 230 kg por ano. Esse café serve de alimento a um animal – Kopi Luwak (Asian Palm Civet) é um mamífero herbívoro que come o grão processa no estômago e expele a semente que é recolhida e processada artesanalmente para essa cobiçada iguaria.
A natureza revela belas surpresas, como essa na costa oceânica
Enfim, a experiência de visitar a Indonésia, especialmente Bali foi espetacular e convida à uma segunda jornada, por isso nós recomendamos, pois aqui vamos nós…
Bali, Uluvatu, 04 de novembro de 2016.