Uma Jornada de aprendizado…

02.07.2016 • Inglaterra

Depois de seis semanas em sala de aula, chegou o momento de fazer outros movimentos, em verdade, a viagem que programamos ao redor do mundo vai começar agora, antes porém, vale fazer uma menção ao tempo em que nos dedicamos à rotina de estudos em Londres.

Esse ciclo que ora se fecha, serviu para aprimorarmos a língua inglesa, pela sua universalidade, é  indispensável.

Experimentamos a escola EC de idiomas em Londres, justamente por ter uma programação voltada a estudantes como idade superior a trinta anos. Nada contra as outras faixas etárias, mas essa equalização nos pareceu apropriada, já que aprender depois de maduro tem outra dinâmica, acreditamos termos acertado nesse aspecto.

Christiane e eu estudamos em salas diferentes, algumas aulas fizemos na mesma turma.

Foi um tempo rico de informações, aperfeiçoamento, e também de relacionamento. Compartilhamos espaço nas salas de aulas com pessoas de diferentes nacionalidades e diversificado ramo de atividades.

IMG_0078

É impressionante o número de brasileiros que estão buscando aperfeiçoamento na língua inglesa, especialmente para incrementar negócios, impulsionar carreiras, ou, como nós, para ter facilidade de comunicação mundo afora.

IMG_8407

Conhecemos e compartilhamos as salas de aula com alunos vindos: da Colômbia, Perú, Mexico, Chile, Kazakistão, Turquia, Polônia, Rússia, Eslováquia, Itália, Suíça, Espanha, Alemanha, França, Coreia do Sul, Taiwan, China, Japão e Brasil, e essa combinação de relacionamentos, só foi possível porque nos dispusemos a ter humildade em aprender e também trocar conhecimentos. Houve muita integração entre os alunos, e apesar de ter concluído essa etapa ontem, 01/07/2016, faz, portanto apenas um dia, já bate uma certa saudade.

Mas a vida continua para cada um, e se cada um levar consigo um pouco do quanto foi compartilhado, acreditamos que tenha valido muito ter estado lá.

Não ter receio de experimentar o novo, se permitir cometer erros primários, se indignar com sua limitação, cair levantar, retomar o caminho traçado é só uma singela mostra do quanto somos capazes. Ter paciência e perseverança são ingredientes que somados a outros e renovados diariamente, contribuem para irmos adiante e de cabeça erguida nos sagrarmos vencedores.

Cada um acaba pensando que o outro, é melhor, e de fato muitas vezes é, porém não em tudo, então, ter em mente que cada um tem a obrigação de contribuir com aquilo que se tem de melhor, sempre ajuda no crescimento do grupo. Essa foi uma conclusão simples, mas muito proveitosa, principalmente pela diversidade do grupo, especialmente a cultural.

IMG_1064

A experiência de dedicar mais de dez horas diárias ao estudo da língua inglesa, merece destaque.  Estabelecemos uma rigorosa rotina de levantar cedo, fazer e tomar café em casa, pôr a mochila nas costas e caminhar três quilômetros até a escola, isso já dá bem o tom do desprendimento e comprometimento, foi um esforço diário, que ora concluímos, valeu!!! Em setembro repetiremos essa jornada!!!

Agora a experiência será outra, conheceremos outros povos, outros costumes, outras culturas, nossa incursão será por países, que em sua maioria, ainda não visitamos, então… Aqui vamos nós!!!

 

Londres, 02 de julho de 2016.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter