Brighton “the best” praia britânica…

26.06.2016 • Inglaterra

Ao acompanhar a previsão do tempo, verificamos que o sol brilharia até por volta de 14h em Brighton costa sudeste da Inglaterra. Então decidimos acordar e levantar mais cedo, assim aproveitaríamos melhor o sábado, e viajar até lá para conhecer a melhor e mais encantadora praia dos ingleses.

Tempo ensolarado e calor? Nem tanto, experimentamos uma tempestade de estações, como dizem os britânicos, “aqui temos quatro estações por dia”, ora chuva, ora sol, ora calor, ora frio e vento, uma verdadeira metamorfose, mas é o que dá passar uma temporada onde  o clima é extremamente mutante.

IMG_1106

Pensamos, dia bom para tirar fotos bonitas e especiais, já que o lugar é convidativo, ledo engano, fizemos o que o clima permitiu, mas nada há do que reclamar, pois estávamos bem felizes, e, cumprir o programado era o que importava.

De fato Brighton é uma cidade atraente, tem uma orla marítima com vista deslumbrante prédios modernos e uma das principais atrações é o palácio real do rei George IV ou “Pavilhão Real”, adquirido pela coroa britânica para servir de casa de férias e acreditavam que pelo fato de estar próximo ao mar e portanto a água salgada serviria para o tratamento da saúde do então príncipe regente que padecia de fragilidade.

IMG_1121

 

Como a casa era desproporcional ao glamour dos ocupantes da coroa, passou por uma profunda restauração já no século XVII, sendo concluída no reinado de George IV, 1820 – 1830, conhecido por suas extravagâncias, relações extraconjugais, desafeto com seu pai, que o antecedeu no trono, determinou que os traços arquitetônicos tivessem como fundamento o oriente, cujos motivos internos fazem alusão aos chineses e a parte externa à India. Embora careça da originalidade inglesa, o palácio de veraneio é bonito e imponente,  está aberto à visitação, com todas as peças e decorações da época, é uma volta ao passado.

O Rei George IV teve um reinado conturbado, tanto em sua relação com o povo quanto  com o congresso (Westminster), cujas aparições públicas eram restritas e servia até de chacotas dada a sua obesidade relacionada aos excessos, e por isso, seus aposentos foram adaptados para o primeiro piso do palácio, entretanto, foi a sua constante estada em Brighton, aliada mais tarde a construção da ferrovia que fez dessa uma destacada cidade inglesa.

Sua predileção por Brighton é bem comentada, o rei viajava com constância, fazendo um trajeto de 70 Km em aproximadamente 5h com sua carruagem tracionada  a cavalos, outro meio não havia!

Assim Brighton teve um impulso significativo desde o século XVI, juntando um território ao outro, quando tinha apenas 5 km2 e mais recentemente em 1997, através da anexação da vizinha Hove, dobrou de tamanho, conta com uma área de 111,84 km2, e uma população de 160 mil habitantes, tendo recebido ano 2.000, da Rainha Elizabeth II o título de cidade por ocasião da comemoração do segundo milênio.

Por ser uma cidade turística recebe anualmente 8 milhões de visitantes, seu desenvolvimento também guarda relação com o comércio, destaque para uma quantidade enorme de joalherias e artigos do vestuário, artes e antiguidades, há muitas lojas que comercializam bugigangas e produtos de segunda mão com preços atrativos.

L1000026

Vale caminhar pela cidade, por suas ruas e ruelas, estreitas e sinuosas, formando um labirinto bem organizado e com uma grande diversidade de oportunidades, nem que seja para desfrutar apenas de um café.

Bons restaurantes, bares, pubs e quiosques em abundância não deixam o visitante passar fome, vale experimentar a diversidade da culinária, tem pra todos os gostos e bolsos, desde frutos do mar, carnes as mais variadas, até para os adeptos da comida vegana ou mesmo para os intolerantes e por aí vai…

Museus, como o da História Natural, do Brinquedo e da Pescaria, são outros atrativos culturais.

Desponta mais recentemente atividades da nova economia voltada ao desenvolvimento tecnológico e inovação, sendo considerada desde 1990 a Praia do Silício, pois muitas empresas de comunicação social e de base tecnológica tem suas sedes em Brighton.

Além de polida, a cidade tem uma gente acolhedora e sempre disposta a oferecer o seu melhor!

L1000046

A praia, um ativo em destaque, que não é de areia, mas de pedra, pedra como as de rio causa um certo desconforto, mas, é o que se tem, então, ponha um chinelo ou calçado especial para esse tipo de praia e tenha um bom desfrute, mesmo que o sol não dure muito, pois a chuva logo virá, vale a pena curtir mais essa beleza britânica, considerada a sua melhor praia.

 

Brighton, 25 de junho de 2016.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter