A cidade de Milão é a capital da Lombardia. Situada ao norte da Itália com apenas 182 km2, tem uma população de 1,3 milhões de habitantes e é considerada cosmopolita, já que abriga pessoas de diversas nacionalidades, sendo 13,9% de estrangeiros. É a segunda cidade mais populosa da Itália.
Com um PIB de U$115 bilhões de dólares americanos, o que lhe assegura uma renda per capita de U$ 42,3 mil dólares americanos, é uma das cidades mais ricas da Itália.
A história de Milão remonta mais de 400 a.C, quando os celtas já habitavam os seus arredores.
Conhecida como a capital do design e mesmo sendo uma das cidades mais caras da Europa e também do mundo, assim mesmo, é muito procurada pelos turistas, cujos registros apontam para mais de dois milhões de visitantes ao ano.
É famosa por suas lojas e casas de grifes internacionalmente conhecidas, com destaque para as do quadrilátero da moda, Via Spiga, Via Montenapolitano e Vittório Emanuelle na Praça do Duomo.
Teatros, como o Teatro alla Scala, museus, universidades, escolas técnicas, Instituto Marangoni (artes e design), igrejas, monumentos, arte, música, castelos, restaurantes, assim como suas ruas estreitas e muito movimentadas caracterizam bem essa cidade que inspira pessoas em escala global.
Giuseppe Verdi, figura dentre os seus compositores, o mais famoso da música erudita, compositor de óperas.
Dois clubes de futebol – a Internazionale e o Milan – compartilham o mesmo estádio, cujo nome é San Siro para os torcedores do Milan e Giuseppe Meazza para os torcedores da Internazinale, tem capacidade para 84,3 mil pessoas.
Milão, é de fato uma cidade inspiradora!