Como será conhecer um país, onde reina a paz quase absoluta, onde as classes sociais são harmônicas, onde não há pobreza, onde há segurança, onde há respeito, onde não há corrupção? Pois bem, esse era o nosso desejo, dentre outros evidentemente, então o que fizemos? Fomos conhecer à Noruega…
Ocupando uma área de 385.155 km2 e mais de 150.000 ilhas, a Noruega está localizada na Europa setentrional, ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, faz fronteira na parte leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia, a oeste é banhada pelo Mar do Norte e ao sudoeste é banhada pelo Mar da Noruega.
Construções da antiguidade em madeira – cidade de Bergen
A Noruega já experimentou lutas, na segunda guerra foi invadida pela Alemanha que cobiçava sua frota naval, a mais aparelhada da Europa e sua estratégica localização com uma fantástica costa oceânica, com o apoio do exército britânico e francês oferecem uma dura resistência, mas hoje ostenta índices de paz e econômicos de causar inveja a qualquer outra nação democrática. É cada vez mais conhecido como o País com igualdade de gênero e respeito recíproco entre homens e mulheres.
As condições para se criar filhos tem evoluído, as mães dispõem de nove meses de licença maternidade, e os pais tem outros três meses, e não se trata somente de um direito, é mesmo considerada uma obrigação. Os pais tem de destinar esse tempo livre dedicando-se aos cuidados das crianças para que ela dê os seus primeiros passos com a segurança familiar.
Além de ser considerado o país mais pacífico do mundo segundo a ONU é também onde a relação de confiança um no outro mais se acentua. Você pode deixar sua bolsa com seus pertences em algum banco de praça ou mesmo em algum bar e horas depois voltar para apanhar que seguramente seus pertences estarão intactos e no mesmo lugar, a menos que algum turista desavisado levou, mas, seguramente o norueguês respeitou, pois tal não lhe pertencia…
Sob o regime monárquico constitucional e sistema de governo parlamentar, conta com uma população de 5,2 milhões de pessoas, sendo motivo de orgulho figurar com um IDH 0,944 (índice de desenvolvimento humano que vai de 0 a 1,0) considerado muito elevado, sendo o primeiro colocado no ranking, já a renda per capita na Noruega é de US$ 58,000.00 o que lhes confere um honroso quarto lugar.
Pouco afeita a religiosidade, a Noruega investiu, e continua investindo pesadamente na educação, e mesmo nos lugares mais distantes onde há um povoado incrustado numa montanha ou num de seus incontáveis fiordes, cuja população seja superior a duzentas pessoas, lá também haverá uma escola com toda a infraestrutura para atender bem aqueles habitantes.
Igreja de madeira em Bergen
Dotada de um relevo acidentado, fazendo frio praticamente o ano inteiro, as temperaturas dificilmente ultrapassam os 18 graus centígrados, sendo comum as temperaturas negativas e quando chega aos 20 graus as mulheres “se põe de biquini e os homens passam a circular sem camisas”, palavras da nossa guia, pois não resistem a tanto calor, e o sol queima de verdade!
Fiordes de Geiranger
Com uma economia alicerçada na exploração do petróleo, sua maior riqueza, no pescado, cresce também a indústria do conhecimento e inovação, da tecnologia a chamada economia criativa que vem atraindo cada vez mais novos empreendedores. É auto-suficiente em produção de energia elétrica através das suas inúmeras hidrelétricas (energia limpa), cujo preço ao consumidor pouco pesa no orçamento.
Pescado – uma das fontes econômicas da Noruega
A costa oeste em toda sua extensão mais de 1.700 km é entrecortado por fiordes, constituído uma beleza ímpar, contrastando uma vegetação verde e exuberante em sua base com formação de magníficos lagos naturais que recebem a agua do degelo, cuja profundidade desses lagos pode chegar aos 500 metros como é o caso do lago de Holmoyane, com o topo das montanhas de formação rochosa e invariavelmente coberto de grossa camada de gelo que se desfaz apenas durante alguns poucos meses do ano, no verão por três a quatro meses.
Mais de 900 túneis perfazem 750 km facilitam os deslocamento nas mais diferentes partes do seu território.
A variação do tempo é uma constante, ora chove, ora faz sol, mas a chuva vem quase todos os dias, é muita chuva…
A cidade que mais chove na Europa é Bergen e também está entre as que mais chove no mundo, mesmo assim a cidade é uma pintura só! É a segunda cidade da Noruega já tendo sido sua capital até 1299, quando a capital foi transferida para Oslo, até os dias atuais.
Bergen – vista parcial
Bergen guarda ainda sua originalidade com construções medievais em madeira e multicolorida, a cidade é um verdadeiro encanto. Circular pelas ruas originais e sentir como era a organização urbana, especialmente feitas pelos comerciantes, pois estes sustentavam a economia e Bergen era a porta de entrada dos produtos advindos de outros países especialmente da Europa, é um programa imperdível.
Bergen – vista do mar
São os contrastes topográficos que dão um toque angular e realçam as belezas naturais, cada vez mais, recebe visitantes de muitas partes do mundo, que além de contemplar tais belezas, tentam compreender as entranhas desse, pacífico, ordeiro e deslumbrante país
Oppstryn – Lago
É um país que tem um passado de superação, tem uma rica história, e que adotou um processo de aperfeiçoamento que melhora uma geração após outra.
É um país que soube combinar bem a sua mitologia com a vida real, e procura seguir seus próprios passos sem intervir ou interferir nas relações com outros povos, goza de respeito e responsabilidade de sua gente, tem uma energia vibrante e convidativa, portanto é um País que recomendamos conhecer, já que aquivamosnos.
Troll – Figura mitológica nórdica